Caruaru Por Paixão traz vivência cultural na Semana Santa

Serão cinco polos com várias manifestações culturais e circuito gastronômico

 

De 8 a 16 de abril, o projeto Caruaru Por Paixão pretende oferecer aos visitantes, bem como aos moradores da cidade, uma vivência cultural única, visando fortalecer os já consolidados lugares símbolos como sua famosa Feira, o Monte Bom Jesus e o Alto do Moura (Maior Centro de Artes Figurativas das Américas), além de novos polos de entretenimento como  a Avenida Agamenon Magalhães e a Rua da Má Fama. A Fundação de Cultura e Turismo vai realizar uma ação descentralizada e mais atrativa, com ações que incluem circuito gastronômico, exposição de arte popular sacra, apresentações artísticas, cortejos, teatro, mercado criativo e intervenções urbanas.  Além dos polos, haverá, ainda, no Museu do Barro, um dos mais visitados do estado, uma exposição do Grupo Flor do Barro, do Alto do Moura, com o tema “As Tradições Religiosas do Alto do Moura”, durante todo o mês de abril. Abaixo, o cronograma com a programação de cada polo.

 

Polo Alto do Moura

A abertura da programação do projeto Caruaru por Paixão será no Alto do Moura, com uma exposição de arte em barro com a temática da Paixão de Cristo. Essas peças farão parte do acervo da Prefeitura de Caruaru e serão expostas, de forma ordenada, em frente a cada ateliê. O roteiro passa pela Rua Mestre Vitalino até chegar à Praça do Artesão, onde haverá várias manifestações artísticas. As ações serão iniciadas sempre às 20h.

  • Exposição de arte sacra – de 08 a 15/04
  • Maracatu – 08/04
  • Reisado – 12/04
  • Missa de Lava Pés, seresta e Mazurca – 13/04
  • Espetáculo da Paixão de Cristo do Alto do Moura – 14 e 15/04

 

Polo Feira

  • Festival Gastronômico Comidas de Feira – de 8 a 15 de abril

O Comidas de Feira consiste em criar um roteiro gastronômico, junto aos restaurantes da cidade, no qual cada estabelecimento participante oferecerá um prato criado especialmente para o projeto inspirado no tema: a Feira de Caruaru. As criações dos chefs representarão a feira e toda sua variedade e diversidade cultural que o espaço representa.

Outras ações paralelas estão previstas durante a programação, como a palestra que o chef internacional Geo Bassani irá ministrar. O intuito do festival é apresentar a riqueza de Caruaru e seu potencial gastronômico aos turistas e moradores da cidade, através de um atrativo que serão os pratos desenvolvidos exclusivamente para esta ação.

  • Ação Feira Viva – de 8 a 15 de abril, durante o dia. Haverá apresentações musicais com bandas de pífanos, trios de pé de serra e de repentistas, sempre enfatizando nossas raízes culturais. Esses artistas irão se apresentar de forma itinerante dentro da Feira de Artesanato, além de num palco montado próximo aos restaurantes, onde os chefs irão interagir.

 

Polo Monte Bom Jesus

As ações deste polo serão realizadas no domingo de Páscoa (16), quando se apresentarão uma banda marcial; o Coral Madrigal, com um repertório regional e sacro, nas escadarias da igreja; e o projeto social Hip Hop do Monte, da Polícia Militar. Uma missa também será realizada.

  • Missa – com a participação do Coral Madrigal– 9h
  • Projeto social Hip Hop do Monte – 10h
  • Banda marcial – 11h

 

Polo Avenida Agamenon Magalhães

Durante os dias 09 e 16 de abril, haverá cortejos de bandas de pífanos, sendo cinco bandas em cada domingo. Vale ressaltar que irá fazer parte da programação a única banda de pífanos feminina que se tem registro.

 

Polo Rua da Má Fama

A Rua Silvino Macedo, mais conhecida como a Rua da Má Fama, está passando por um processo de ressignificação e requalificação e todas as ações do projeto Caruaru por Paixão serão voltadas para isso. A Rua será interditada, das 18h às 5h, com diversas atividades culturais, inclusive shows com artistas regionais.

  • Polo gastronômico e cultural – 13, 14 e 15/04
  • Intervenções urbanas – 13, 14 e 15/04
  • Arte na rua – 13, 14 e 15/04
  • Mercado criativo – 13, 14 e 15/04
  • Shows:

Dia 13/04 (Quinta-feira) –

Savinho

Valdir Santos

Fim de Feira

Trio Nordestino

 

Dia 14/04 (Sexta-feira) –

Renilda Cardoso

Lucas dos Prazeres

Erisson Porto

Maciel Salu

 

Dia 15/04 (Sábado) –

Izabela Morais

Radiola Serra Alta

Almério

Marcelo Jeneci