Saúde: Primeiro curso profissionalizante de cuidador de idoso é ofertado em Caruaru

O curso é gratuito e terá duração de seis meses
A Secretaria de Saúde de Caruaru, através da unidade de saúde do Maria Auxiliadora, está ofertando o primeiro curso profissionalizante de cuidador de idoso. O curso é gratuito e terá duração de seis meses, sendo ministrado na própria unidade, todas as segundas-feiras, a partir das 14h.
O objetivo do projeto piloto é formar esses alunos pensando na necessidade epidemiológica que o município possui, com a quantidade de idosos que residem em Caruaru e que deve dobrar até o ano de 2020. Assim, aumentando a procura por esses profissionais.
 Essa iniciativa pretende gerar um ciclo de renda, fraternidade e integração entre os cuidadores que, posteriormente, estarão prestando seus serviços aos idosos das próprias comunidades. “Essa profissão de cuidador ainda é muito empírica e não tem uma formação direcionada. Com esse curso, a formação será realizada de forma profissional”, ressaltou Isaias Souza, médico da família e coordenador do curso de Medicina da UFPE.
As atividades serão executadas pela equipe de Saúde da Família do Maria Auxiliadora, pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e pelos docentes da UFPE que darão um certificado aos formandos ao final do curso.
“De início, teremos apenas uma turma, mas pretendemos expandir para todas as unidades do município. Isso depois de vermos como irá funcionar esse projeto piloto”, concluiu Souza.