Secretaria de Educação estimula projeto de preservação ambiental nas escolas municipais

A Secretaria de Educação em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco – UFPE – Campus Caruaru, através do Projeto AMA – Amigos do Meio Ambiente levará para dentro das escolas da rede municipal de ensino aulas que enfocarão de forma prática e científica a necessidade da preservação ambiental, para melhoria da qualidade de vida das pessoas.

O objetivo do AMA é colaborar para a instauração da consciência ecológica e sustentável e orientar os cidadãos a fazerem escolhas mais responsáveis no que diz respeito ao consumo de bens e o descarte dos resíduos no pós-consumo.

“Queremos deixar um legado nas escolas municipais, pois eu sou prova viva de que a consciência e a educação transformam as pessoas. Sou filho de uma empregado doméstica e hoje estou aqui estudando numa Universidade Federal, levando o projeto para as escolas e fazendo um trabalho de formiguinha, ou seja, buscando a saída através de atividades teóricas e práticas, que promovam a sustentabilidade no ambiente em que cada aluno está inserido”, afirmou.

Para o Secretário de Educação, Rubenildo Moura, a formação acontecia apenas em algumas unidades educacionais, mas a intenção agora é ampliá-lo. “Temos como foco levar o AMA para todos os discentes da rede, pois sabemos da importância que esses alunos terão como agentes multiplicadores e compreendemos que eles ajudarão a promover um desenvolvimento sustentável não apenas na escola e dentro das suas residências, mas em toda a comunidade”, disse.

Centenas de estudantes matriculados em dez escolas participarão do Projeto Amigos do Meio Ambiente.