Trabalhos de alunos do campus da UPE em Caruaru são aceitos em conferência internacional

Alunos do curso de Sistemas de Informação do campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Caruaru tiveram seus trabalhos aceitos para publicação no 14o Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação (Contecsi), que acontece de 24 a 26 de maio, em São Paulo.

A primeira aprovação foi do artigo derivado do Trabalho de Conclusão de Curso do aluno Arthur Flor de Sousa Neto, Intitulado “Otatop Modeler: Uma Ferramenta para Automatização do Processo de Criação de Bancos de Dados Normalizados a partir do Modelo Entidade Relacionamento”.

O trabalho, que teve a orientação dos professores da UPE, Elyda Freitas e Wylliams Santos, apresenta uma ferramenta para automatizar e integrar todo o processo de construção de Bancos de Dados Relacionais normalizados a partir do Modelo Entidade Relacionamento.

O segundo artigo aprovado foi decorrente de um projeto, aprovado em dois editais de extensão da UPE, que tem como objetivo apresentar o website que disponibiliza dados sobre saúde da cidade de Caruaru-PE, utilizando formatos semânticos e organizando-os de modo sumarizado.

Orientados pela professora Elyda Freitas, os estudantes Arthur Flor de Sousa NetoIago Richard Rodrigues Silva e Matheus Felipe Ferreira da Silva Lisboa Tigre, utilizaram dados disponíveis no site do DATASUS e que foram convertidos para o formato semântico por meio do XLWrap.

CONTECSI –  É um dos mais importantes eventos desta área, pois aborda a informação reunindo os campos Tecnologia de Informação, Sistemas de Informação e Ciência da Informação sob uma visão multidisciplinar. É classificado pela Capes com Qualis B4.

Devido à extensa comunidade que vem se formando desde 2004, o Congresso reúne centenas de participantes nacionais e  do exterior permitindo com isso uma integração internacional entre a comunidade acadêmica e profissional, ampliando o interesse na pesquisa, no compartilhamento de informações atualizadas e nas práticas utilizadas pelo mercado.