Unidades de saúde terão ações voltadas às mulheres durante todo o mês de março

O Dia Internacional da mulher está sendo comemorado com muitas ações de saúde voltadas ao público feminino nas unidades básicas e especializadas de Caruaru. Na manhã desta quarta (8), a Clínica da Mulher realizou uma palestra sobre o bem estar feminino, prevenção e cuidados. A UBS dos bairros Rendeiras e Itaúna ofereceram café da manhã  e palestras para as mulheres.
Na unidade Amélia de Pontes, mais conhecida como Lactário, as ações serão realizadas em três datas, iniciando, nesta quarta, com uma sala de espera, onde a enfermeira realizará uma escuta e tirará as dúvidas das mulheres presentes. Posteriormente, nos dias 15 e 22 de março, a ação será conjunta com o NASF- Núcleo de Apoio à Saúde da Família, com uma fisioterapeuta e uma educadora física promovendo qualidade de vida e autocuidado de mulheres e homens portadores do vírus HIV, além de usuários com outras patologias.
De acordo com Eline Gomes, coordenadora do Programa Municipal de DST, AIDS e Hepatites Virais, a proposta é incentivar a qualidade de vida e de autocuidado dessas mulheres e dos parceiros ou parceiras que convivem com elas.
Ainda durante o mês de março, sete unidades de saúde que participam do PET Nascer Bem (Programa de Educação para o Trabalho em Saúde) vão oferecer um curso de enfrentamento à  violência obstétrica. O público-alvo são as gestantes e seus familiares, mulheres e comunidade.
Maria Auxiliadora, Rafael, Vassoural, José Carlos de Oliveira I, São Francisco I, Alto do Moura e Morro Centenário são as unidades que receberão as atividades que têm início esta semana e vão ser realizadas pelas enfermeiras preceptoras, alunos do curso de medicina da UFPE, alunos de enfermagem da ASCES e professores que estão inseridos no PET.