Infratores da limpeza urbana já estão sendo notificados e multados

Atendendo pedidos da população, a Secretaria de Serviços Públicos de Caruaru iniciou o processo de notificação aos infratores da limpeza urbana. Desde o dia 17 de março, quando foi iniciada a fiscalização, já foram geradas 128 notificações e 12 multas. A campanha “Caruaru-Cidade Limpa” foi implantada no dia 1º de fevereiro e realiza limpeza e remoção de entulhos pelas ruas, rio e canais, além do trabalho educativo de conscientização.

 

Notificação

A equipe EcoAtitude, da SSP, está realizando um trabalho informativo, porta-a-porta, explicando quais os problemas ocasionados pelo mau armazenamento dos resíduos da construção civil (metralhas e entulhos) e sobre a lei municipal 5.244 de 2012, que implica na aplicação de multa ao gerador de resíduos. Após esse trabalho educativo, o grupo volta às mesmas ruas e os moradores que insistirem em colocar os resíduos de forma incorreta serão notificados.
Multa

A remoção do entulho deve ser realizada em até 72 horas, após a notificação. Caso isso não aconteça, será aplicada a multa. Ao reincidir a infração, o morador, ou responsável pela obra, será notificado novamente e poderá pagar outra multa acrescida de agravantes por reincidência. A multa poderá ser paga logo que o proprietário tomar conhecimento do valor, ou com correção monetária no IPTU do próximo ano.
Papa-metralhas

Para evitar transtornos, quem estiver construindo, ou fazendo reformas, deve entrar em contato com a Secretaria de Serviços Públicos, através do 3701-1491, que será informado sobre as empresas cadastradas junto à Prefeitura para realizar a coleta desses resíduos. A empresa que for contratada pelo morador deverá colocar caçambas estacionárias (papa-metralha) em frente à obra e o gerador do resíduo deverá acondicionar a metralha dentro das caçambas.