Alto do Moura oferece artesanato, restaurantes e muito forró

Bairro reúne 18 ateliês e museus que contam a história da arte do barro

            Quem vem para Caruaru aproveitar o São João tem uma parada obrigatória: conhecer o Alto do Moura. O bairro, que fica a cerca de 7 km do Centro da cidade, é o celeiro das artes figurativas em barro, com tradição centenária iniciada por Mestre Vitalino, em 1915. Os visitantes podem conhecer os dois museus que ficam no local e preservam a história da arte que tornou Caruaru conhecida em todo o mundo.

A Casa Museu Mestre Vitalino, antiga residência do artesão, abriga objetos pessoais e réplicas do trabalho dele, reproduzidas pelo filho, Severino Vitalino, que administra o espaço. As peças de Vitalino são inspiradas em costumes nordestinos, como as lavadeiras, a vaquejada, o violeiro e o retirante. O museu funciona na Avenida Mestre Vitalino, nº 281, de segunda a sábado, das 8h às 17h, e no domingo, das 9h às 13h.

Já o Memorial Mestre Galdino expõe peças originais e poesias escritas pelo artesão. O acervo do memorial conta, ainda, com fotografias e textos sobre a vida do artista, que foi contemporâneo de Mestre Vitalino. O destaque nas obras de Galdino são as expressões das peças, consideradas surrealistas. O memorial funciona na Rua São Sebastião, sem número. O local é aberto à visitação de segunda a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h.

Os dois espaços funcionarão em horário especial nos domingos 11 e 18 de junho, abrindo durante todo o dia. Além de visitar os museus, os visitantes podem conhecer os ateliês de vários artesãos que dão continuidade à arte compartilhada pelos mestres. São 18 ateliês, que possuem uma sinalização específica e que estão abertos para visitação e compra de peças.

O Alto do Moura abriga, também, vários restaurantes com comidas tradicionais nordestinas e de outras culturas. Durante o São João, os estabelecimentos abrem em horário especial e só fecham quando o forró nos polos terminar. São várias opções para quem deseja conhecer a culinária do Nordeste, como bode, feijão tropeiro, pirão, rabada e buchada.

 

Programação no São João – O Alto do Moura é um dos polos da festa. As apresentações musicais ocorrerão nas sextas, sábados e domingos durante o período junino. Haverá shows, ainda, nos dias 28 e 29, véspera e dia de São Pedro, respectivamente. A programação será das 10h às 18h. Entre as atrações, estão Waldonys, Heleno dos 8 Baixos, Genaro, Azulinho, Barthô, Renilda Cardoso, Edmilson do Pífano, Toinho do Baião, Renovação Nordestina, Virados do Forró, Gilvan Neves e Adiel Luna. Os shows serão na Avenida Mestre Vitalino.

Confira aqui a programação completa do São João no Alto do Moura