Campanha de Vacinação Antirrábica teve início na zona rural de Caruaru

Na zona urbana, o dia “D” é no próximo sábado (27)

 A Campanha Naci animais, entre cães e gatos. Na zona urbana, a campanha realizará seu dia “D” no próximo sábado (27), quando a Secretaria de Saúde disponibilizará 47 postos de vacinação espalhados por toda a cidade.

Neste ano, a meta é vacinar 44.668 animais, sendo 35.168 cães e 9.500 gatos. Para isso, a ação contará com mais de 250 profissionais, 12 estudantes de veterinária da UFRPE, voluntários, além do apoio de bombeiros civis. Nos próximos dias 22 e 23, as equipes estarão vacinando os animais da comunidade de Cachoeira Seca (Lampião).

Os criadores de cães e gatos deverão levar os seus animais até o posto de vacinação mais próximo de sua residência, para que possam ser vacinados. O departamento de Vigilância Ambiental salienta que os cães de pequeno porte devem estar de coleira e guia, já os cães maiores deverão estar com focinheira. Crianças não podem ser as condutoras dos animais na hora da vacinação.

“É muito importante que todos os proprietários de cães e gatos, procurem um posto de vacinação mais próximo de sua residência, para imunizar seu Pet contra a raiva animal. No dia 27, nossas equipes estarão espalhadas por toda a cidade, para vacinar os animais.” destacou Cláudia Agra, gerente de Vigilância Ambiental.

A Secretaria de Saúde divulgará, em breve, os locais dos 47 postos de vacinação na zona urbana.

Fique por dentro:

A raiva é uma zoonose viral que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano quanto à fonte de infecção. A imunidade é conferida por meio de vacinação, acompanhada ou não por soro. A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura.