Dia “D” da Campanha de Vacinação contra gripe é neste sábado, 13

A expectativa é que cerca de 16 mil pessoas sejam imunizadas neste dia.

O Dia “D” da 19° Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe será neste sábado, 13, a partir das 8h da manhã até as 17h, nas 69 unidades básicas de saúde do município, além dos centros de saúde e nos dois postos estratégicos montados no Bonanza, localizado no bairro Maurício de Nassau e Marco Zero. A expectativa desse ano é imunizar cerca de  79 mil caruaruenses, 16 mil só no dia “D”. A Campanha seguirá até 29 de maio.

A vacinação é destinada ao seguinte público-alvo: gestantes; puérperas até 45 dias; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; trabalhadores de Saúde; povos indígenas; indivíduos acima de 60 anos; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou que possuam condições clínicas especiais, com apresentação de prescrição médica; professores da rede pública e particular; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. As crianças que, no ano passado, tomaram duas doses devem retornar aos pontos de vacinação para tomar dose única.

De acordo com Juliane Santana, coordenadora do Programa de Imunização pelo município, a vacina da gripe deste ano também é trivalente. “Cada dose da vacina contém cepas do vírus Myxovírus influenza e inativos, fragmentados e purificados, correspondente aos antígenos hemaglutinina. O Instituto Butantan e o Instituto Butantan/Sanofi Pasteur-França são os fornecedores da atual vacina”.

Santana acrescenta ainda que existe contra indicação da dose: “Pessoas com reação alérgica a ovo de galinha, febre nas últimas 48 horas ou que apresentaram reações quando se imunizaram ano passado, não podem se vacinar”, explica.