Raquel Lyra visita obras e serviços na Zona Rural

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, juntamente com o secretário de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural, Diogo Cantarelli, o secretário de Educação, Rubenildo Ferreira e a secretária de Obras, Nyadja Menezes estiveram na Zona Rural do município nesta terça (02) para acompanhar as ações que vêm sendo feitas no 4º Distrito Rural. A visita começou pela manhã em Serrote dos Bois, onde, junto com Diogo, a prefeita acompanhou o serviço de limpeza da barragem municipal, que não era feito há mais de 15 anos. Esta é a quinta barragem que passa pelo serviço, que já foi feito nas barragens da Vila do Rafael, Jacaré Grande, Malhada de Barreiras Queimadas e Lagoa Roçada.

 

Em conversa com os moradores, a prefeita falou da importância da realização do serviço para garantir o armazenamento da água da chuva de forma que e a população possa se beneficiar. “A ideia é que possamos trabalhar as barragens públicas e as pequenas propriedades rurais para possibilitar que a população tenha seu sustento garantido. Esse é o nosso trabalho, o de poder chegar a quem mais precisa, garantindo a manutenção das estradas rurais, a aração de terra nas propriedades, a limpeza das barragens públicas”, pontuou Raquel.

 

Em seguida, a prefeita seguiu para o Sítio Cacimbinha, onde acompanhou, de perto, a construção de uma das nove casas do primeiro lote do Programa Nacional de Habitação Rural, que estão sendo construídas na Zona Rural do município. As inscrições do segundo lote do programa deste ano iniciaram na semana passada e se enceram hoje. No município, o programa já conta com mais de 500 inscritos. “Temos um grande objetivo, que é o de trazer mais benfeitorias para a Zona Rural e aumentar, significativamente, o número de contemplados para este programa, que é uma parceria do município com o Ministério das Cidades”, afirmou Diogo Cantarelli.

 

Logo após essa parada, a prefeita seguiu para o Sítio Xicuru, onde encontrou os secretários Rubenildo Ferreira e Nyadja Menezes na Escola Intermediária Maria do Socorro de Freitas, para acompanhar as obras de reforma da unidade educacional. O serviço está na reta final e será concluído nos próximos 15 dias. Quando pronta, a escola irá acomodar os 259 alunos do pré-escolar ao 9º ano do ensino fundamental, que estão sendo atendidos em três anexos escolares. A intervenção foi feita após cair uma parte de uma das salas. “Aqui estão sendo investidos quase um milhão de reais para garantir que crianças de 4 à 14 anos possam ter uma escola de qualidade. Foi constatado que os anexos são formas inadequadas de atender os alunos. Na escola de Xicuru eles vão ter a capacidade e a condição de aprender de verdade”, finalizou a prefeita.