Vereador Daniel Finizola realiza Sessão Solene em homenagem ao dia do/a Enfermeiro/a

As pessoas presentes puderam saber também um pouco mais da vida profissional de cada um dos/as homenageados/as

Foi realizada, na Câmara de Vereadores de Caruaru, nesta segunda-feira (15), Sessão Solene em homenagem aodia do/a Enfermeiro/a.A atividade foi construída em diálogo com o Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco – SEEPE econtou com a participação de Berenice Garcês, Presidenta do Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco; Wagner Leite, Diretor Regional do Sindicato dos Enfermeiros; Suzele Barros, da Federação Nacional de Enfermeiros; e André Coutinho, representante do Diretório Acadêmico de Enfermagem da UFPE/Campus Recife. Também estiveram presentes estudantes e profissionais da área.

Em seu discurso, a Presidenta do Sindicato fez um destaque para os casos de assédio moral sofridos dentro das Unidades de Saúde. “Esse ano, o SEEPE ressalta como tema, para a comemoração do Dia Mundial do Enfermeiro e Semana da Enfermagem, a luta contra o assédio moral, um problema que muitos profissionais da categoria enfrentam, o que leva o trabalhador a sofrer de doenças como depressão e ansiedade. O medo de represálias, muitas vezes, impede o profissional de denunciar os casos. Chega de assédio moral. Não silenciem. Denunciem”, destacou a Presidenta.

Na ocasião, cinco profissionais foram homenageados: Andrea Damasceno, Cilene Soares, Durcival da Silva, Joselia Pereira e Lusiana Aragão.

Wagner Leite falou sobre os profissionais ligados à Casa de Saúde Bom Jesus. “86% das mulheres de Caruaru, tem seus filhos aqui. Esses números não são registrados nem na Região Metropolitana do estado. Algumas das enfermeiras homenageadas fazem parte diretamente deste trabalho”, afirmou.