Abertura oficial do São João será na Estação Ferroviária às 19h

Prefeita cortará faixa no pórtico e receberá bandeira de São João

            A abertura oficial do São João de Caruaru 2017 será, neste sábado (3), na Estação Ferroviária. A prefeita Raquel Lyra estará ao lado de autoridades no pórtico de entrada da estação, às 19h. A gestora deve receber a bandeira de São João e cortar a tradicional faixa no pórtico, que simboliza a abertura oficial dos festejos.

Na cerimônia, estarão presentes cinco quadrilhas e cinco grupos de dança, que irão recepcionar as autoridades em um corredor especial. A expectativa é que a festa reúna, também, grupos de bacamarteiros, bandas de pífanos e trios pé de serra, além de uma quadrilha com pernas de pau. Após a cerimônia, as autoridades irão visitar os polos da estação.

A prefeita Raquel Lyra irá, ainda, visitar a estrutura de serviços no Espaço Cultural, como o Juizado do Forró e o Centro de Operações Internas (COI). Raquel irá assistir, também, à apresentação da Orquestra de Pífanos de Caruaru, que será regida pelo maestro Mozart Vieira, e abrirá os shows no Pátio do Forró.

Em seguida, a paraibana Elba Ramalho sobe ao palco do Maior e Melhor São João do Mundo. A terceira atração da noite será a Banda Fulô de Mandacaru. O pátio receberá, também, o retorno de Alcymar Monteiro, que ficou de fora dos festejos juninos nos últimos anos. A festa termina às 3h.

HISTÓRICO – ARTISTAS PÁTIO

Maestro Mozart Vieira – Nascido em Belo Jardim, no Agreste do estado, o maestro, de 54 anos, é formado em música pela Universidade Federal da Paraíba e possui especialização em Metodologia de Ensino da Música.  Mozart Vieira ficou famoso após ter sua história de vida contada no filme Orquestra dos Meninos. Atualmente, o maestro rege Orquestra de Pífanos de Caruaru e a Banda de Meninos de São Caetano. A orquestra possui 61 músicos. A composição é a seguinte: dez primeiros pífanos, dez segundos pífanos, 15 percursionistas, 20 pessoas no coral e seis instrumentistas variados.

 

Elba Ramalho – Nascida em Conceição, na Paraíba, Elba começou a carreira em 1968 tocando bateria no grupo feminino “As Brasas” e lançou seu primeiro álbum em 1979, intitulado “Ave de Prata”. Em 35 anos de carreira, a paraibana já vendeu mais de 10 milhões de cópias discos e venceu por duas vezes o Grammy Latino, na categoria melhor CD. Na turnê atual, Elba traz para o palco o novo CD/DVD “Cordas, Gonzagas e Afins”, lançado este ano. A cantora participa também da turnê intitulada “Grande Encontro”, ao lado de Geraldo Azevedo e Alceu Valença. A paraibana está, mais uma vez, na abertura do São João de Caruaru.

 

Fulô de Mandacaru – Atualmente, o grupo, que surgiu em 2001, é formado por Armandinho (acordeon), Tiago Muriê (triângulo) e Pingo Barros (zabumba). A banda já tem sete CDs gravados e três DVDs lançados, o último gravado pela Som Livre, após a vitória do reality show musical SuperStar, da Rede Globo, em 2016. Fulô está em turnê nacional com o show do DVD “Somos Todos Fulô de Mandacaru” e com o projeto especial “Mandacaru Elétrico”. Em outubro, a banda irá lançar o show “Fulô de Mandacaru Acústico”.

 

Alcymar Monteiro – Alcymar está de volta ao São João de Caruaru quatro anos após seu último show no Maior e Melhor São João do Mundo. Com mais de 30 anos de carreira, Alcymar dispensa apresentações. O cantor e compositor de forró e frevo, que nasceu em Aurora, no Ceará, e tem 64 anos, faz um trabalho versátil e já cantou ao lado de nomes como Dominguinhos, Alceu Valença e Luiz Gonzaga. Na turnê atual, junta sucessos com músicas dos novos trabalhos. Entre as músicas mais lembradas pelo público, estão “Rosa dos Ventos”, “Ela nem olhou para mim” e “Ponta de Faca”.