Capital do Forró terá São João descentralizado

Serão mais de 400 atrações entre os dias 03 e 29 de junho. Nomes como Bruno e Marrone, Alceu Valença e Flávio José fazem parte da programação que terá 17 palcos espalhados pela cidade

 

Uma festa que alia tradição e modernidade, valorizando todas as linguagens culturais, os artistas da terra e trazendo para a cidade grandes nomes da música nacional. “A maior manifestação cultural do interior do Nordeste vai ser realizada da melhor forma possível e de um jeito que Caruaru nunca viu”, garante a prefeita Raquel Lyra. O São João 2017 será uma festa transparente, participativa, descentralizada, que trará geração de renda, consolidando Caruaru como a Capital do Forró. Neste ano, entra em cena, também, a preocupação com a sustentabilidade.

 

Entre os dias 03 e 29 de junho, mais de 400 atrações farão uma grande festa na Capital do Agreste. Serão dezessete polos no total: Parque de Eventos – Pátio do Forró e Forró do Candeeiro; Estação Ferroviária – Polo do Repente, Polo das Quadrilhas, Forra Bucho e Casa do Forró; Alto do Moura – Polos Mestre Vitalino e Mestre Galdino (Praça do Artesão); Polo Azulão; São João da Roça – Pau Santo, Gonçalves Ferreira, Terra Vermelha e Vila Rafael; São João de Rua – Rendeiras, Boa Vista I, Vassoural e São João da Escócia. A festa conta, ainda, com o tradicional Festival de Comidas Gigantes, que já começa no próximo dia 27 de maio e traz 28 variedades culinárias da região.

 

O ciclo junino 2017 de Caruaru tem números expressivos não só a nível cultural. Na economia, são movimentados mais de R$ 200 milhões e mais de 6 mil empregos diretos e indiretos são gerados. Cerca de 2,5 milhões de pessoas passam pela cidade e a rede hoteleira tem mais de 97% de ocupação nos finais de semana.

 

 

Polos e atrações

 

Entre as novidades deste ano, está o São João da Roça, que vai resgatar a magia da festa na zona rural. Nas comunidades de Gonçalves Ferreira, Pau Santo, Terra Vermelha e Vila Rafael, passarão nomes como Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Amazan e Josildo Sá.

 

Também foi criado o Polo Azulão, localizado na Avenida Rui Barbosa, que trará um som mais alternativo para a Capital do Forró. Lenine (24), Almério (10), Eddie (17), Chico César e Siba (25), Devotos (22), Junio Barreto (23), Rosário Apressado (16) e Riá Oliveira (09) são algumas das atrações escaladas.

 

O Som da Rural estaciona na Rua Silvino Macêdo, conhecida como Má Fama, de 22 a 25 de junho. Muitos convidados passarão por lá, onde vai rolar muita música e poesia.

 

Já o São João de Rua será realizado em quatro bairros da cidade, como um resgate das festas de rua que deram início ao que hoje é conhecido como o Maior e Melhor São João do Mundo.

 

Na Estação Ferroviária, quatro polos de animação formam um espaço reservado para toda a família, com restaurantes, feira de artesanato, apresentação de quadrilhas juninas, além de shows.

 

No Alto do Moura, no Polo Mestre Vitalino, o melhor do São João tradicional será representado por nomes do forró pé de serra e das bandas de pífanos. Já no Polo Mestre Galdino, localizado na Praça do Artesão, manifestações culturais da região como Mazurca, Reisado, Maracatu e Bumba Meu Boi apresentam-se nos dias 22, 23, 24 e 25.

 

O Pátio do Forró se consolida como um point da juventude com atrações nacionais como Fulô de Mandacaru, Bruno e Marrone, Cavaleiros do Forró, Matheus e Kauan, Gusttavo Lima, Bell Marques, Aviões do Forró, Gabriel Diniz, Dorgival Dantas e Batista Lima, além de nomes consagrados da música nordestina como Alceu Valença, Flávio José, Jorge de Altinho, Elba Ramalho, Petrúcio Amorim e Alcymar Monteiro.

 

Edital – Para democratizar e tornar ainda mais transparente a contratação de artistas, a Prefeitura realizou, este ano, um edital que recebeu 648 propostas.  Foram aprovados 596 artistas.

 

Marca – Para um novo modo de cuidar da cidade, uma nova marca. O São João, que é a principal festa de Caruaru, em 2017, tem uma marca que une um dos maiores artistas brasileiros com o Núcleo de Design da Universidade Federal de Pernambuco. O designer Ronaldo Fraga, embaixador da cultura brasileira para o mundo, uniu-se aos coletivos caruaruenses para debruçar-se sobre a grandeza que é a maior festa nordestina. O resultado foi a produção de uma estampa inspirada nas quadrilhas juninas vistas pelo alto, que se transformou num xadrez, elemento característico da nossa festa. O Projeto Estampa Caruaru une o polo de confecção com a nossa maior vitrine, que é o São João.

 

Homenageados – Pensando na riqueza cultural da cidade, a Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura e Turismo, selecionou quatro homenageados no São João 2017, representantes das mais diferentes vertentes artísticas no município. O jornalista e escritor José Condé; o artista plástico Gineton Magalhães, ambos in memoriam; a cantora Joana Angélica e a atriz e diretora Arary Marrocos foram escolhidos por toda a contribuição para o desenvolvimento da cultura na nossa região.

 

Gastronomia/ Comidas Juninas – Não existe São João sem comidas típicas. E, em Caruaru, essa máxima é levada muito a sério. A partir de 27 de maio, toda a cidade estará envolvida com o Festival de Comidas Gigantes que trará 28 pratos típicos da região.  Caruaruenses e visitantes poderão se deliciar com pratos gigantes de Cuscuz, Bolo de Milho, Pé de Moleque, entre outras iguarias. Além disso, o polo gastronômico da cidade contempla lugares como o Alto do Moura, Rua da Má Fama e a Feira de Artesanato, onde turistas e caruaruenses podem degustar os mais variados pratos regionais.

 

São João sustentável –  Durante os festejos, uma série de ações vai despertar o olhar das pessoas para as questões sustentáveis. Entre as principais atividades programadas estão: o plantio de mudas para compensar a pegada de carbono, campanha de educação ambiental com foco em água, energia e resíduos, instalação de um microgerador de energia fotovoltaica, ordenamento dos resíduos, estímulo ao uso de carros compartilhados e bikes, ações de boas práticas ligadas ao polo hoteleiro, ações de combate à exploração sexual e trabalho infantil. Dentro desse mote, durante quatro dias, em dois fins de semana do mês de junho, o Festival uPlanet, um dos canais da plataforma, vai transformar o São João de Caruaru em uma grande arena da sustentabilidade.

 

Acolhimento às crianças – A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos estará realizando trabalho de orientação a turistas e à população em geral referente à garantia de direitos de crianças e adolescentes. Ações como divulgação de canais de denúncia (Disque 100 e Disque Denúncia Agreste; espaço de proteção destinado aos filhos dos trabalhadores do evento, com atividades lúdicas, oficina de leitura e espaço para repouso; distribuição de kit (touca, avental e material publicitário) aos comerciantes que assinarem termo de adesão referente às ações de enfrentamento às violações de direitos de crianças e adolescentes; chamadas entre os shows para divulgar a ação; apresentação das crianças e adolescentes na abertura dos shows.

 

Acessibilidade – A Prefeitura também investiu na acessibilidade. No Pátio de Eventos, além do camarote exclusivo para portadores de necessidades especiais, estarão intérpretes de Libras traduzindo tudo o que acontece no palco. Outro ponto importante é a instalação de banheiros adaptados nos polos de animação. Pelo menos 3% dos banheiros químicos terão essa característica.