Casa de Saúde Bom Jesus comemora o Dia Nacional do Teste do Pezinho

Exame deve ser realizado até o primeiro mês de vida dos bebês

Na manhã desta terça-feira (6), os profissionais da Casa de Saúde Bom Jesus de Caruaru realizaram atividades em comemoração ao Dia Nacional do Teste do Pezinho. O objetivo foi conscientizar e tirar dúvidas das mães e gestantes presentes acerca da importância desse teste para os bebês.

 A neonatologista Ana Luíza Ramalho ministrou uma pequena palestra para as mamães, explicando e tirando dúvidas sobre o exame, que tem como finalidade impedir o desenvolvimento de doenças, que, se não tratadas, podem levar à deficiência intelectual e causar outros prejuízos à qualidade de vida da criança. Logo após, foi servido um café da manhã e alguns brindes foram distribuídos.

De acordo com a Drª Ana Luíza Ramalho, o teste do pezinho é um dos exames mais importantes para detectar doenças em recém-nascidos. “Ele é realizado nos primeiros dias de vida do bebê e é capaz de detectar 46 diferentes disfunções. Dessa forma, o diagnóstico precoce pode permitir o tratamento de diversas dessas doenças e proporcionar melhor qualidade de vida ao bebê e sua família”, concluiu.

O teste do pezinho é tão importante que o Ministério da Saúde instituiu o dia 06 de junho como o “Dia Nacional do Teste do Pezinho”. O exame é obrigatório e gratuito no Brasil desde 1992, devendo ser realizado, preferencialmente, até o primeiro mês de vida do bebê.