Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é lembrado na Ceaca com orientações sobre o tema

As abordagens foram feitas através de atividades e apresentações com arte educadores para as crianças, panfletagem, orientações e distribuição de brindes.

Diversos órgãos de Caruaru estiveram na Ceaca do município nesta terça (13), envolvidos numa ação sensibilizadora organizada pelas Secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e de Saúde. A atividade foi alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, que é oficialmente marcado pela data 12 de junho. A programação incluiu orientações de higiene bucal e distribuição de escovas de dentes para as crianças e de brindes, apresentação de arte educadores sobre o tema, panfletagem e orientação acerca dos riscos sociais e prejuízos do trabalho infantil para a saúde e o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Estiveram envolvidos o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST CARUARU, Central de Abastecimento de Caruaru – CEACA, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, Equipe de Abordagem Social, Conselhos Tutelares e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caruaru. “A nossa ação tem sido desenvolvida de forma permanente, no sentido de identificar a criança ou adolescente, chegar junto da família e fazer com que eles possam estar no lugar correto, na escola, no lazer, na prática esportiva”, declarou o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Fernando Silva.

A secretária executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Gessiane Vale, falou do trabalho que vem realizando junto à SDSDH. “De forma integrada a gente tem uma potencialidade e também o desenvolvimento das ações com mais eficácia. Então hoje a gente trouxe o teatro dos arte educadores da nossa secretaria para abordar o tema do trabalho infantil aqui na Ceaca. A intensão é que a gente possa, cada vez mais, fazer esse trabalho integrado com a Desenvolvimento Social, assim também como as secretarias de Educação e a Fundação de Cultura e Turismo, de modo a abordar os temas de forma educativa, levando sempre uma mensagem de prevenção e promoção para a população através da arte”, explicou.

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil foi estabelecido por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho, uma agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), em 2002. Centenas de milhões de crianças estão nesse exato momento trabalhando, e não estão usufruindo de seus direitos à educação, saúde e lazer. Nessa data se relembra que esses direitos estão sendo negligenciados em muitos países.