Raquel Lyra entrega medalhas em homenagem ao Dia do Bacamarteiro

 



Evento marcou o início da noite de São João, no Polo das Quadrilhas

 

No fim tarde de sábado  (24), a prefeita Raquel Lyra entregou aos chefes dos batalhões de Bacamarteiros de Caruaru e região medalhas em alusão ao Dia do Bacamarteiro, que é comemorado em 24 de junho. O evento aconteceu no Polo das Quadrilhas e contou com a participação de mais de 100 bacamarteiros do município e de cidades circunvizinhas.

Na ocasião, apresentações com muito forró e manifestação popular do bacamarte, foram destaques nesse dia de São João. A prefeita aproveitou o momento para ressaltar a importância do apoio à esses bacamartistas, que passam essa cultura de pai para filho.

“Isso é o que a gente tem de mais genuíno na cultura popular do bacamarte, aqui em Caruaru, e viemos reverenciar quem transmite de geração em geração a nossa cultura popular. Aqui estão diversos chefes de batalhões, muitos de Caruaru, mas tantos outros de cidades vizinhas como São Caetano e Riacho das Almas e estamos em um ato simbólico, mas mais do que isso, viemos trazer um pouco de luz pra esses bacamarteiros”, destacou Raquel.

Caruaru é reconhecida como o “celeiro do Bacamartismo”, essa manifestação cultural nordestina, já faz parte dos festejos juninos há quase 150 anos. Grupos de 15 a 20 pessoas, com roupas caracterizadas, são guiados pelo “chefe do batalhão” e dão salvas ao santo com os tiros dos seus bacamartes.

Artigo anteriorIlumina Caruaru divulga balanço
Próximo artigoSão Pedro ainda será de festa em Caruaru
Paulista por obrigação e caruaruense de coração, nascido em setembro de 1996, faz graduação em Administração, pelo Centro Universitário FEI /SP, fundador da Te Amo Caruaru e tem como paixão a capital do agreste e a cultura pernambucana.
Compartilhar