Tony Gel sugere ajuste para abastecimento de água na zona rural de Caruaru

Um ajuste no abastecimento de água do Agreste Central para beneficiar a zona rural de Caruaru foi defendido pelo pelo deputado Tony Gel (PMDB) no Pequeno Expediente desta segunda (12). A proposta do parlamentar é que a Adutora Tabocas, que leva água do Sistema Prata para a cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, seja utilizada também para atender aos povoados do 2º e 4º distritos de Caruaru, que hoje estão sendo abastecidos apenas por carros-pipa.

“Sabemos das dificuldades que a Compesa tem para operar os poucos recursos hídricos do Agreste Central. Mas, com a mudança, poderíamos garantir o abastecimento das cisternas dessas comunidades, podendo haver apenas uma intermitência no abastecimento de Santa Cruz a cada duas semanas”, sugeriu o deputado. “Um fluxo de dez litros por segundo, por 24 horas, já seria o suficiente para essas comunidades, enquanto Santa Cruz do Capibaribe recebe um fluxo de cerca de cem litros por segundo”, explicou.

Entre as comunidades que seriam beneficiadas pela mudança, o deputado citou, entre outras, as de Carapotós, Cachoeira Seca e Riacho Doce, no 2º distrito, e as de Lajedo do Cedro, Xique e Xicuru, no 4º distrito. “Como tivemos um reabastecimento da Barragem do Prata com as chuvas recentes, além do trabalho de captação no Rio Pirangi, acredito que podemos utilizar esse reforço para proporcionar um pouco mais de conforto para essas localidades”, avaliou Tony Gel.